domingo, 4 de julho de 2010

PEDAGOGO EM DIVERSOS SETORES DO TRABALHO.

O pedagogo tem se caracterizado como um profissional responsável pela docência e/ou ocupando cargos como: Direção, Coordenação e Supervisão, entre outras atividades específicas da escola. Encontrar um profissional da educação totalmente desvinculado da escola e desempenhando outras atividades em empresas, por exemplo, ainda é uma raridade, mesmo que essa função seja educativa.
Atualmente o curso de Pedagogia passa por um processo de reestruturação com propostas divergentes de diretrizes curriculares, reconsiderando as mudanças ocorridas no processo produtivo, é de grande importância contemplar a possibilidade de ação desses profissionais em vários outros setores do trabalho. Essas transformações apresentam um novo paradigma de organização da economia e da sociedade: uma economia do saber.
Na sociedade do conhecimento, o recurso controlador não é mais o capital, a terra ou a mão-de-obra, mas, sim, a capacidade e experiências dos indivíduos. Qualificar profissionais para atuarem no âmbito empresarial, visando os processos de planejamento, capacitação, treinamento, atualização e desenvolvimento do corpo funcional da empresa é o foco da Pedagogia Empresarial. Hoje, a empresa se posiciona favoravelmente e abre espaço para que este profissional possa, de maneira consciente e competente, solucionar problemas, elaborar projetos, formular hipóteses, objetivando a melhoria dos processos instituídos na empresa, garantindo a qualidade do atendimento, contribuindo para instalação da cultura institucional da formação continuada dos funcionários. O Pedagogo na empresa constrói uma ambiência produtivo-educativa oferecendo condições para que seus profissionais ao mesmo tempo em que produzem, aprendam continuamente. Exercendo o seu papel de educador, o Pedagogo Empresarial apresenta o domínio de conhecimentos, técnicas e práticas que, somadas à experiência dos profissionais de outras áreas, constituem instrumentos importantes para sua atuação na gestão de pessoas: coordenar equipes multidisciplinares no desenvolvimento de projetos; apresentar metodologias educacionais para aprendizagem organizacional significativa e sustentável; gerar mudanças culturais no ambiente de trabalho; definir políticas voltadas ao desenvolvimento humano permanente; prestar consultoria interna relacionada ao treinamento e desenvolvimento das pessoas nas organizações.
Uma questão importante é a aplicabilidade da pedagogia empresarial no que diz respeito ao entendimento dos comportamentos humanos no contexto dessas organizações. É preciso entender o que ocorre dentro da empresa, entender o seu ecossistema, como ele funciona e por que existe um desequilíbrio dentro dele. Tal diagnóstico requer do Pedagogo Empresarial perspicácia, observação, envolvimento, desprendimento, coragem, preparo técnico, ousadia, vontade, criatividade e desejo efetivo pela descoberta dos pontos de desequilíbrio dentro da corporação. Essa ação possibilitará elaborar e consolidar planos, projetos e direcionamentos que visem colaborar para a melhoria da atuação dos funcionários, e o crescimento da empresa. A ação do pedagogo empresarial está centrada na dimensão humana e precisa acontecer de maneira que haja uma relação cooperativa junto aos outros profissionais de gestão. Grandes empresas no Brasil já contam com Pedagogos Empresariais para facilitar o desenvolvimento de pessoas mais produtivas e satisfeitas com o ambiente de trabalho, fatores que garantem à Empresa o enriquecimento do patrimônio intelectual, redução de custos com rotatividade, absenteísmo, eficiência nos produtos e serviços, maior competitividade organizacional e melhoria da imagem da Empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário