domingo, 4 de julho de 2010

O BRASIL CAMINHOU...

Entender a organização econômica do Brasil no contexto internacional como um produto das transformações ocorridas no interior das sociedades européias.
O capitalismo surgiu no século VXIII e das idéias de Adam Smith, Robert Malthus e David Ricardo nasceu o liberalismo clássico: os trabalhadores sem qualquer tipo de direitos e seus salários decididos por patrões. Com o término da segunda revolução industrial, surge o capitalismo monopolista, colonizando diretamente os países da África e Ásia e indiretamente os países da America Latina. Em 1929, a economia de vários países, que mantinham
relações estreitas com os EUA é afetada com a quebra da bolsa de Nova York.
O Brasil entrou numa crise econômica culminando na Revolução de 1930, porque os EUA era o seu maior importador de café, mais que a metade da produção era vendida aos norte-americanos. Em 1932, o presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt lançou um plano de recuperação econômico (New Deal), com objetivo de ampliar o mercado interno, adotando medidas de proteção social (salário mínimo, seguro desemprego, previdência etc.). Com as eleições de Margareth Thatcher, na Inglaterra (1979) e de Ronald Reagan, nos EUA (1980) o capitalismo assumiu um novo modelo, o neoliberal, deixando os trabalhadores ameaçados de perder todos os direitos conquistados ao longo de quase dois séculos de lutas. A solução pensada foi criar um mercado global em que houvesse livre fluxo de capitais, serviços e mercadorias.
O discurso neoliberal da globalização propõe a integração das economias do mundo. Um mundo sem barreiras, sem protecionismo, onde o mercado criasse suas próprias leis sem a interferência dos governos. A globalização acelerou o processo de industrialização mundial e as fábricas se expandiram em todos os lugares. A busca desenfreada por lucro tem poluído rios, mares e mudado a temperatura de nosso planeta. Os países do G-8(EUA, Canadá, França, Inglaterra, Alemanha, Austrália, Itália e Rússia) e a China com suas grandes indústrias são os maiores emissores de gases poluentes. Em 1991, o Brasil assinou em Kioto, no Japão, um documento cujo objetivo é o controle dos gases poluentes das indústrias. Neste mesmo ano foi criado o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) assinado pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai abrangendo a integração, o fortalecimento das economias dos países membros e instrumento para negociação com os outros blocos econômicos.
A globalização produz o aumento das desigualdades sociais, levando a sociedade a perder o senso de Bem Comum, mantendo sempre um país em desenvolvimento dependendo de um país desenvolvido. O capitalismo quer manter a elite dominando uma sociedade individualista que produz desemprego ou subemprego, falta de acesso à boa educação, à saúde, à segurança, à moradia subumana. No Brasil a falta de empregos fez com que os trabalhadores brasileiros, por questão de sobrevivência, entrassem para o mercado informal.

Um comentário:

  1. Quero ratificar o erro na escrita com relação ao século mencionado acima . O correto é século XVIII.

    ResponderExcluir