domingo, 4 de julho de 2010

EDUCADOR APAIXONADO

O educador sincero e desejoso de cumprir bem sua tarefa tem na obra e na ação pedagógica de Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827),educador suíço, as melhores inspirações .
Sua maior preocupação sempre foi a Educação do homem integral. Em busca do bem da humanidade, como todo ser de espírito elevado,não se prendeu a escrever suas teorias,mostrou-as na prática. Fundou escolas, tornou-se um educador apaixonado pelas crianças pobres, ricas, órfãos e pelos filhos da elite européia. Sua paixão pela educação estendeu-se a outros educadores, filósofos, seus discipulos e homens eminentes , que seguiram seu exemplo e suas doutrinas. Para ele a educação integral deveria ser uma educação ativa, onde a criança aprende observando e fazendo e não apenas escutando, a esse processo ele chamava de "Educação da cabeça,das Mãos e do Coração". Uma educação para autonomia,onde o diálogo e a iniciativa individual exercem papéis fundamentais na construção do Ser. Pestalozzi era, ele próprio, um homem extremamente amoroso, e dedicado ao próximo, preenchido de benevolência e energia. Durante alguns meses, na Aldeia de Stans, ele cuidou sozinho de 80 crianças órfãs, vitimas da guerra e da miséria,muitas delas já delinquentes juvenis,conseguindo recuperá-las moralmente. Pestalozzi provou sua teoria demonstrando que a partir do elo afetivo que se cria entre educador e educando,com base real na dedicação sincera e integral do educador, é que se constrói um processo pedagógico produtivo, eficaz, em que ambos crescem espiritualmente.
Pestalozzi não foi simplesmente um educador de crianças, mas um pedagogo universal. Autor de livros filosóficos, literários, políticos e sociais. Suas lições de Política e Moralidade, de Sociologia aplicada e Ciência pedagógica, para reis e filósofos, artistas e sábios de seu tempo, hoje, em nossos tempos,continuam válidas e interessantes. Após o contato com suas obras, o educador interessado, constatará por si mesmo que o pensamento e a vida de Pestalozzi o ajudará a ter um novo olhar sobre a educação e perceberá que a sua base afetiva terá se edificado e transformado.

Um comentário:

  1. Quando criei esse blog estava cursando pedagogia.Por ter muitas tarefas a cumprir na faculdade juntamente com os estágios,fiquei sem alimentar meu blog. Depois por motivos de saúde na família acabei deixando de lado esse meu espaço que criei com a finalidade de trocar experiências com aqueles que ,amando a Educação, desejam mudar a forma de fazer educação neste país tão lindo e que merece uma transformação urgente para que a nossa população infantil,juvenil,adulta e nossos amados idosos possam viver com a liberdade,igualdade e fraternidade,que é o direito de todos nós.Hoje sou pedagoga buscando desenvolver meus conhecimentos e aumentar minha bagagem com novas aprendizagens,pois viver e aprender a cada dia.Sonho em fazer o curso de homeopatia para defender a tese de "Homeopatia na Educação,ajuda nas resoluções." Paz e Bem a todos.

    ResponderExcluir